O crescimento vertiginoso da Covid-19 em Gurupi fez o Ministério Público do Tocantins (MPE) emitir recomendação ao prefeito Laurez Moreira (PSDB) para que edite “imediatamente” medidas de endurecimento ao isolamento social. O município saltou de 256 casos da doença no dia 1º para 717 nesta quinta-feira, 23, um incremento de 461 novos casos, o que representa uma expansão de 180,1%.
Analise a possibilidade de lockdown
Assinado pelo promotor Marcelo Lima Nunes chega a sugerir que o Paço avalie a possibilidade de decretar o chamado “lockdown” – o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais e áreas públicas com exceção de serviços essenciais -, caso a evolução da doença não arrefeça. O MPE cita pelo menos 15 dias de endurecimento total.
Fiscalização
Nunes ainda cobra medidas efetivas de fiscalização para garantir o cumprimento das normas proibitivas, implemente ações educativas de conscientização e advirta aos cidadãos que o descumprimento das medidas de isolamento social pode gerar processo por crime contra a saúde pública. Caso o município não responda à recomendação, o promotor não descarta acionar o Judiciário.
Minimiza peso do comércio na contaminação
Em Gurupi, o comércio está funcionando parte de manhã e parte à tarde. O município tem atribuído o crescimento de casos de Covid-19 às reuniões de famílias e amigos, e minimiza o peso do comércio na contaminação. Nesta semana, o prefeito Laurez Moreira chegou a fazer um vídeo reconhecendo que a tendência é de aumento de casos.