A prisão do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), na sexta-feira, 27, e a instabilidade política gerada por ela resultaram no cancelamento da apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Palmas, programada para domingo, 6. Assim, a atração estará apenas em Porto Nacional neste sábado, 5, a partir das 16h30, na Orla da cidade. Com apoio da Prefeitura Municipal, o espetáculo integra a programação do VIII Encontro de Aviadores e será o único show do grupo no Tocantins este ano. A apresentação antecipa as comemorações pelos 164 anos de emancipação política e pelos 287 anos de história do município.
AMPLA PROGRAMAÇÃO
Além da apresentação aérea, o evento contará com exposições, homenagens e lançamentos de livros. A presença da Esquadrilha da Fumaça em Porto Nacional atende a uma solicitação feita pelo prefeito Ronivon Maciel (União) em janeiro deste ano, em conjunto com o portuense e coronel-aviador da reserva da FAB, Ricardo Ignácio de Macedo, presidente da comissão organizadora do evento. O pedido foi entregue ao major-brigadeiro do ar Antonio Luiz Godói, chefe de gabinete do comandante da Aeronáutica em Brasília.
ESQUADRILHA DA FUMAÇA E HOMENAGEM HISTÓRICA
O espetáculo da Esquadrilha da Fumaça também será em homenagem aos 90 anos do primeiro pouso de uma aeronave em Porto Nacional, registrado em 1935, quando o Major Aviador Lysias Augusto Rodrigues (que dá nome ao aeroporto internacional de Palmas) realizou o feito durante a missão Rota do Tocantins. O evento marcou o início da aviação na cidade e ajudou a romper o isolamento da região.
“RESGATA A MEMÓRIA DA AVIAÇÃO”
O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância do evento. “É uma honra receber esse encontro, que resgata a memória da aviação e fortalece o turismo e a cultura em nossa cidade. A Esquadrilha da Fumaça é um símbolo de excelência, e sua apresentação será um presente para todos os portuenses”, frisou.
DIA DO AVIADOR DE PORTO NACIONAL
De autoria do vereador Heitor Andrade, a Lei Municipal nº 2.698/2025, foi sancionada pelo prefeito Ronivon Maciel, que instituiu oficialmente esse ano o Dia do Aviador de Porto Nacional, data que será celebrada em 16 de novembro, reforçando o reconhecimento histórico da cidade na aviação regional.
ENCONTRO DE AVIADORES
Organizado pelos Amigos Aviadores de Porto Nacional (AAPN), o encontro reunirá pilotos civis e militares, veteranos da aviação, historiadores e entusiastas no aeroporto da cidade.
ENTRE AS ATRAÇÕES ESTÃO
– Acrobacias aéreas e exposição de aeronaves;
– Lançamento dos livros:
– “As Histórias da Aviação do Tocantins” – de Tânia Carvalho, com organização de Isio Bacaleinick e fotos de Lalo de Almeida;
– “Sem Caixa Preta – Memórias da Aviação do Tocantins e Vale do Araguaia” – do Coronel-Aviador Ricardo Ignácio de Macedo, filho de Porto Nacional;
– Entrega de medalhas a aviadores presentes;
– Praça de alimentação e atividades culturais