A agenda entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) nesta terça-feira, 29, também ficou marcada pelo ingresso de Palmas no Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), o que garante participação na rede municipal no “Alfabetiza Mais” e o no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeto). Até o final de 2024, a Capital era o único município tocantinense que ainda não havia aderido ao Profe.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ICMS EDUCACIONAL
O eixo Profe nos Municípios, desenvolvido em regime de colaboração, oferece às prefeituras formação pedagógica, apoio socioemocional, material didático, assessoria técnica e monitoramento da execução das metas educacionais. Com a adesão, Palmas passa a ter acesso também ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Educacional, mecanismo que prevê o repasse de até R$ 100 milhões aos municípios que cumprirem metas relacionadas a atendimento, aprendizagem, boas práticas e organização legal.
FORTALECIMENTO DA REDE DE ENSINO
Wanderlei Barbosa celebrou a adesão de Palmas ao Profe como um avanço significativo para a educação pública do Tocantins. “Nosso objetivo é construir uma política educacional forte, colaborativa e que alcance todos os municípios. Com Palmas oficialmente integrada ao programa, conseguimos fortalecer ainda mais essa rede, garantindo mais qualidade no ensino, melhores indicadores e oportunidades para todos os nossos estudantes e educadores”, afirmou o chefe do Executivo.
PALMAS IRÁ CONTRIBUIR COM ÍNDICES EDUCACIONAIS
O secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes, falou da importância da parceria. “Palmas é a nossa maior rede de ensino e era o único município que não estava aderido. Com certeza vai contribuir muito para os índices educacionais e permitir que a cidade participe de algumas premiações promovidas pela Seduc. Com essa adesão, haverá mais facilidade para que a Seduc monitore e avalie, oferecendo o suporte necessário ao município. É fundamental receber a maior rede de ensino do Estado no Profe”, explicou.
IMPACTOS POSITIVOS
A secretária municipal de Educação de Palmas, Débora Guedes, enfatizou os impactos positivos da adesão. “Dentro do Profe, temos programas de formação que ajudarão na capacitação dos nossos educadores, o Alfabetiza Mais, que vai melhorar a qualidade do ensino, especialmente na alfabetização, além do sistema de avaliação, que nos ajuda a medir a qualidade da aprendizagem e definir estratégias de intervenção e melhoria contínua”, conferiu.