O terminal rodoferroviário de Alvorada foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 10, em solenidade com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e do Wanderlei Barbosa (Republicanos), além de secretários, congressistas, representantes da Rumo e da CHS Agronegócio. A estrutura tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas por ano. Implantado em uma área de 70 hectares, com vocação multimodal de armazenagem e transbordo de grãos, o empreendimento é conectado à Ferrovia Norte-Sul, que liga Tocantins, Goiás, Minas Gerais, do Mato Grosso e de São Paulo ao Porto de Santos, abrangendo quatro das cinco regiões do país.
ESTOQUE ÚNICO EM CONFORMIDADE COM AS CLASSIFICAÇÕES
Inicialmente voltado para o transporte de soja e milho, o terminal será operado em conjunto pela Rumo e pela CHS, seguindo o conceito dos demais terminais da Malha Central, que funcionam em regime de pool e bandeira branca. Dessa forma, todos os clientes farão estoque único, misturando e depositando seus produtos de acordo com as classificações de qualidade prévias. Este é o primeiro terminal a marcar a expansão da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins após a conclusão das obras. Além disso, o município é considerado o principal ponto de carga e descarga de grãos da região sul do Estado, com ótimas condições para receber os fluxos do oeste da Bahia e do leste do Mato Grosso.
OPERAÇÃO DEVE MOBILIZAR 65 EMPREGOS
A infraestrutura conta com a construção de um pátio em formato circular, que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem. As obras de adequação e construção geraram cerca de 150 empregos diretos. Para a operação do terminal, serão empregados 65 profissionais diretamente. A expectativa é de que a infraestrutura do terminal movimente cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, com destino ao Porto de Santos, em São Paulo, com composições de até 80 vagões partindo do município tocantinense.
ESTADO VAI ALINHAR PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL E INICIATIVA PRIVADA
Em discurso, Wanderlei Barbosa destacou a importância do empreendimento. “Estamos diante de um terminal que vai proporcionar crescimento econômico e toda essa logística é essencial, pois o Tocantins vem crescendo com tudo isso. Vamos continuar alinhando parcerias com o governo federal e também com as iniciativas privadas, sempre buscando o bem da nossa população”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
REGIÃO CRESCERÁ AINDA MAIS
O ministro dos Transportes os impactos do investimento na economia tocantinense. “Estamos inaugurando este primeiro terminal multimodal, que vai receber cargas de grãos daqui e de outros estados, transportando a produção da Região Norte pela malha ferroviária até o Porto de Santos. Sabemos do potencial deste Estado e, agora, estamos diante de um momento muito importante, pois não temos dúvidas de que esta região crescerá ainda mais. É fundamental que trabalhemos juntos”, salientou Renan Filho.
FERROVIA NORTE-SUL
A Ferrovia Norte-Sul é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte ferroviário, conectando, entre outros, os portos de Itaqui, no Maranhão, e de Santos, em São Paulo. A construção começou na segunda metade da década de 1980. Ao todo, a ferrovia tem 2.257 quilômetros e atravessa quatro regiões.