A Prefeitura de Araguaína anunciou na terça-feira, 17, ter estendido o horário de atendimento de nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que passa a ser das 7 às 19 horas. A expectativa é que sejam feitos mais de 7.500 novos atendimentos mensais com o novo expediente.
AVALIAÇÃO DO MS
Para poder desenvolver o projeto, técnicos do Ministério da Saúde (MS) estiveram na cidade em junho deste ano e fizeram um levantamento junto às UBS e as equipes, analisando todos os dados. A ação buscou identificar as necessidades emergenciais e os pontos para possíveis ampliações das Equipes de Saúde da Família.
CONTRATAÇÕES
Para a implantação das novas equipes, foram contratados novos profissionais, sendo 11 enfermeiros, 13 cirurgiões dentistas, 13 auxiliares de serviço bucal, 15 assistentes administrativos e 11 médicos, que fazem parte do Programa do Mais Médicos. Todos já estão atuando. “Com mais profissionais, cada equipe consegue assistir melhor o paciente, trazendo mais qualidade no serviço e efetividade nas ações. Estamos com a expectativa de aumentar 30% dos nossos serviços ofertados pela Atenção Primária e, com isso, gerar mais acessibilidade e benefícios à população, com agilidade nos atendimentos”, destaca a diretora técnica da Atenção Básica, Hada Karenina Henriques Dias Vaz.
UBS que receberam as novas equipes e que estão atuando com horário estendido:
- UBS Setor Costa Esmeralda (Dr. Dantas)
- UBS Setor Maracanã (Dr. Raimundo Gomes)
- UBS Bairro São João (Avany Galdino)
- UBS Jardim das Flores (Manoel dos Reis)
- UBS Setor Tereza Hilário (Dr. Cezar Delgado)
- UBS Setor Cimba (Manoel Maria)
- UBS Setor Araguaína Sul (Araguaína Sul)
- UBS Setor São Miguel (Palmeiras do Norte)
- UBS Setor Parque do Lago (Lago Azul)