O governador Mauro Carlesse (PSL) determinou à Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na tarde desta quarta-feira, 9, o repasse de recursos para a manutenção da frota de veículos do transporte escolar dos 139 municípios tocantinenses. A medida foi anunciada durante reunião com o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges (DEM), e a titular da Seduc, Adriana Aguiar.
Segurança e integridade física dos alunos
Com a frota parada há meses devido a pandemia da Covid-19, a manutenção vem diante da expectativa do retorno das aulas presenciais diante do início da vacinação dos profissionais da Educação. “Os municípios passam por dificuldades, mas nós estamos preocupados com a segurança e a integridade física das nossas crianças. O que vamos fazer é repassar mais recursos para esses gestores realizarem a manutenção dos veículos da frota escolar e garantir a segurança dos estudantes”, comentou Mauro Carlesse.
Retorno das aulas presenciais
Adriana Aguiar explicou que o Estado já está se organiza para o retorno de aulas presenciais, com a preparação das escolas e a vacinação dos professores. Segundo a gestora, a manutenção do transporte escolar é um processo importante neste contexto. “Os municípios estão com a frota parada por um tempo considerável devido à pandemia e o governo vai dar uma ajuda para manutenção desses veículos, para que voltem em condições satisfatórias para transportar os alunos”, frisou.