O governador Mauro Carlesse (DEM) deve voltar a recrudescer a quarentena no Estado nesta terça-feira, 5. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, composta pelos Poderes, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, se reunirá à tarde e do encontro deve sair a recomendação para que os prefeitos voltem a adotar o isolamento horizontal.
Tsunami de Covid-19
A mudança de rumo na política de prevenção ocorre após o novo coronavírus avançar fortemente pelo Estado. Como a Coluna do CT mostrou nessa segunda-feira, 4, o número de casos da doença aumentou 3,67 vezes só na última semana, passando de 67 registros no dia 26 de abril para 246 nesse domingo, 3. Em Palmas, o crescimento foi de 2,52 vezes (de 33 para 83); e em Araguaína 4,1 vezes (de 24 para 74), no período.
Um dos primeiros
O governador foi um dos primeiros adotar a quarentena, em meados de março, quando suspendeu as aulas da rede estadual de ensino e recomendou o fechamento do comércio, com exceção das atividades essenciais.
Do horizontal para o vertical
Com o baixo no número de casos em meados de abril, Carlesse mudou a recomendação do isolamento horizontal (para todos) para o isolamento vertical (apenas para grupos de risco).