O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) assinou, nesta quarta-feira, 26, a ordem de serviço para a construção da Escola de Tempo Integral (ETI) de Luzimangues, em Porto Nacional. Com um investimento de R$ 11.564.663,14, a unidade educacional atenderá até 1,5 mil alunos, cerca de 750 por turno. Conforme o Estado, a ETI vem suprir o déficit de vagas no distrito, que conta atualmente com apenas um colégio.
ESTRUTURA DA ESCOLA
Com obras já iniciadas, a Escola de Tempo Integral de Luzimangues terá uma área construída de 8.479,56 metros quadrados, no Loteamento Parque dos Buritis, e contará com 18 salas de aula. A estrutura incluirá laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, campo society, pista de salto, refeitório e espaços destinados a atividades extracurriculares, como artes marciais e dança.
CONCLUSÃO DA OBRA EM 2026
A estrutura contará ainda com guaritas para controle de acesso, bloco administrativo e educacional, banheiros para alunos, professores e equipe administrativa, pátio coberto, cozinha, espaço multiuso e áreas esportivas com quadra, campo gramado com mureta e alambrado, além de uma área pavimentada com caixa de areia para salto em distância. A unidade funcionará em período diurno, com possibilidade de ampliação para o horário noturno. As obras têm previsão de início imediato e devem ser concluídas em março de 2026.
AUTORIDADES
Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa na agenda em Luzimangues, os deputados federais Carlos Gaguim e Ricardo Ayres; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; secretários de estado; o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel; vereadores locais e demais autoridades.