A rede municipal de saúde de Palmas está sem ofertar exames de prevenção ao câncer de colo de útero devido a problemas com o único laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde na Capital. A redação acionou o Paço após relatos de leitores, e a prefeitura confirmou a informação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o laboratório mudou o local da sede e, por esta razão, “não havia conseguido o alvará sanitário, o que dificultou a renovação do credenciamento junto à Semus”. A pasta não confirmou há quanto tempo o problema persiste, mas garantiu estar tomando “todas as providências” para normalizar o atendimento “nos próximos dias”.
Papanicolau
O exame papanicolau é um dos procedimentos de prevenção ao câncer de colo de útero mais baratos, ao custo de R$ 18. Sem a assistência da rede municipal, uma alternativa para as mulheres é a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (LFPCC), que está realizando o procedimento de forma gratuita. Localizada na Quadra 203 Sul, na Avenida LO 05, a LFPCC funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O telefone para maiores informações é o 99205-1648.
Confira abaixo a íntegra da nota da Prefeitura de Palmas:
“NOTA
Assunto: Exames Papanicolau
Data: 06/06/2019
Sobre a oferta de exames de prevenção ao câncer de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o único laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde na Capital para realizar os exames, por motivos de mudança de sede não havia conseguido o alvará sanitário, o que dificultou a renovação do credenciamento junto à Semus. Todas as providências estão sendo tomadas para que nos próximos dias, os procedimentos sejam normalizados”.