Em ofício encaminhado ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na segunda-feira, 10, o governador Mauro Carlesse (DEM) solicitou a disponibilidade das Forças Armadas para o combate, prevenção e fiscalização as queimadas e incêndios florestais dentro do território tocantinense. Conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Tocantins possui 4.049 focos de incêndio em 2020.
Falta de chuvas e forte calor
No documento, o governador afirma que o Estado padece com vulnerabilidades da vegetação devido às combinações climáticas do período do ano, considerando as altas temperaturas neste período de estiagem principalmente entre os meses de julho e setembro. “A falta chuvas e com este forte calor acaba favorecendo o surgimento de incêndios florestais comprometendo a biodiversidade da região em razão da destruição de quilômetros de flora e a morte de milhares de espécies da fauna amazônica”, defende.
Em 2019 foram 9.019 focos em três meses
Dados coletados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Centro Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF), e em conformidade com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos quais apontam que foram registrados 9.019 focos de incêndio no período de julho a setembro de 2019.