O 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) em Gurupi confirmou mudança de comando na quarta-feira, 19, com a nomeação do tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza à frente do destacamento. A mudança deve-se a ida do antecessor, Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, à chefia do Estado-Maior da PM. A solenidade de transição contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), que fez a entrega de equipamentos e armamentos.
Na ocasião, o novo comandante, Jaime Porfírio, destacou alguns dos seus objetivos a frente do 4º BPM. “Algumas coisas estamos querendo buscar, como o retorno do concurso. E como o vice-governador falou, a segurança pública é algo muito importante. Contamos com isso. E nós vamos continuar o policiamento ostensivo preventivo e ações pontuais, também buscaremos parcerias com a Polícia Civil e Rodoviária Federal”, disse.
Com sede em Gurupi, o 4º BPM é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo de segurança, e pelo serviço operacional em diversas modalidades também nas cidades de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador, São Valério, Sucupira e Talismã.
Wanderlei Barbosa elogiou a escolha e destacou sobre a importância do 4º BPM para a segurança da região sul do estado. “É um momento de alegria para o governo, entregar esses equipamentos e realizar esse rito de passagem. Parabenizo o coronel [Márcio] Barboza e tenho certeza que agora neste novo cargo irá desempenhar um trabalho excelente. A segurança do nosso Estado é prioridade do governo”, destacou.
O comandante geral da PM no Tocantins, Jaizon Veras, contou que já trabalhou com Jaime Porfírio em outras oportunidades. “O comando está muito satisfeito com o trabalho dos senhores. Agradeço aos dois pela dedicação”, afirmou.
O atual chefe de Estado-maior da PM, Márcio Barbosa, agradeceu pela oportunidade de ter comandado o 4º BPM. “Nesse tempo aqui, os índices de criminalidade em Gurupi diminuíram gradativamente. Sempre busquei intensificar o trabalho da polícia nas ruas. Destaco que, neste um ano que estive aqui, não houve nenhuma ocorrência de roubos em instituições financeiras”, afirmou.
Equipamento
Na oportunidade, o vice-governador e o comandante-geral da Polícia Militar, Jaizon Veras, entregaram 240 coturnos, 240 peças de uniformes, dois fuzis 762, e dois escudos balísticos. (Com informações da Secom/Tocantins)