A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) se comprometeu a desenvolver um plano de ação climática para a Capital nesta quinta-feira, 17, durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheikh, no Egito. O município contará com a mentoria da organização “Governos Locais para a Sustentabilidade” (ICLEI). O anúncio foi feito ao lado do titular da Secretaria de Assuntos Fundiários, Fabio Chaves, e de Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI da América do Sul.
LEI DE AÇÃO CLIMÁTICA
O processo contará com a realização do inventário de emissão de gases do efeito estufa; a análise de risco e vulnerabilidades climáticas do município; o desenvolvimento do plano de ação climática e, finalmente, a partir do plano, a lei municipal de ação climática. “Com o fortalecimento, em particular do ICLEI, em todas as nossas ações, agora teremos um plano de ação climática com início, meio e fim”, avaliou Cinthia Ribeiro.
LEGADO
Fábio Chaves também falou sobre a iniciativa. “Isso que estamos fazendo agora é pensando no legado da gestão Cinthia Ribeiro para Palmas. E nós estamos assumindo o compromisso, como governo local, como cidade amazônica, de que tudo aquilo que a COP27 e toda essa organização vem pretendendo para atingir até 2050, que nós vamos fazer a nossa parte”, completou o secretário de Assuntos Fundiários de Palmas.
O QUE É A ICLEI
A ICLEI é uma associação internacional de governos locais unidos pelo compromisso comum com o desenvolvimento sustentável. Foi criada por mais de duzentas administrações locais de quarenta e três países no Congresso Mundial dos Governos Locais para um Futuro Sustentável, promovido pela Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, em Setembro de 1990. A crescente adesão ao ICLEI traduz-se hoje na adesão de mais de 1200 cidades, municípios e as suas associações, de 84 países. Em Portugal, são membros as Câmaras Municipais de Águeda, Almada, Cascais, Lisboa, Seixal e Torres Vedras e a Junta de Freguesia de Agualva.
ALVOS DA ICLEI
A ICLEI trabalha com os governos e administrações locais através de campanhas e programas internacionais, de consultoria, formação, partilha de conhecimentos e apoio na implementação do desenvolvimento sustentável a nível local. Os únicos requisitos para a adesão ao ICLEI são o compromisso para a proteção do clima e o pagamento da quota com base na população abrangida enquanto membro. O Secretariado Mundial está situado em Bona, Alemanha. (Com informações do site Fórum das Cidades)