O governador Mauro Carlesse (DEM) e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, entregaram na manhã desta quarta-feira, 10, mais 144 ônibus escolares para compor a frota do transporte escolar dos municípios tocantinenses. A cerimônia foi a etapa final do programa Toca pra Escola, que entregou um total de 433 veículos com investimentos no valor de mais de R$ 85 milhões. A aquisição foi feita por meio de quatro termos de compromissos do Estado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com recursos de emendas da bancada federal.
Preparados para a normalidade
Na ocasião, Mauro Carlesse afirmou que, mesmo em um atual cenário de pandemia, é preciso se preparar para voltar às aulas no futuro. “Nós temos ajudado nossos municípios no que é possível e impossível, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, à melhoria das estradas, à reforma das pontes, pois logo voltaremos a normalidade e precisamos estar preparados em todos os sentidos”, discursou. Milton Ribeiro fez coro ao governador. “Eu sempre estudei em escola pública. Eu entendo um pouco das dificuldades e entregar, hoje, esses ônibus é não deixar a esperança no futuro morrer. A esperança de que, em breve, todos seremos vacinados e poderemos voltar a estudar, trabalhar e ter uma vida normal”, disse o ministro.
Caminho até a escola mais confortável
Secretária da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar também participou do evento e agradeceu pela aquisição dos veículos em nome de pais e alunos do Estado. “Atualmente, são quase 100 escolas indígenas, escolas no campo e em comunidades quilombolas. Nós precisamos considerar essas distâncias quando pensamos na educação do Tocantins. E agora, esse caminho até a escola será mais confortável e tranquilo graças ao olhar de carinho que o governador Mauro Carlesse tem tido para a educação do Estado”, afirmou.
Ministro quer professores entre os primeiros vacinados
Ainda durante o evento, Milton Ribeiro afirmou ter protocolado um pedido ao Ministério da Saúde (MS) para que os profissionais da educação, como professores, merendeiras e todos os que atuam na linha de frente das escolas, sejam priorizados no recebimento da vacina. O ministro informou ainda que foram disponibilizados recursos financeiros para as escolas de todo o país, para a aquisição de álcool em gel, máscaras e outros insumos de biossegurança. Para que, assim, as escolas possam retornar às aulas e garantir a proteção da comunidade escolar.
Compromisso da bancada federal
Coordenador da bancada federal do Tocantins, Tiago Dimas (SD) aproveitou a conclusão da entrega dos ônibus escolares para elencar a participação de congressistas no investimento. “Garantiram nos últimos três anos 432 ônibus escolares para o Estado, suficientes para atender os 139 municípios, com pelo menos três unidades cada e contemplar instituições que prestam serviço essencial à população”, disse em nota. São elencados emendas dos deputados Osires Damaso (PSC), Dorinha Seabra (DEM), Carlos Gaguim (DEM), Dulce Miranda (MDB); dos senadores Irajá Abreu (PSD), Kátia Abreu (Progressistas) e Eduardo Gomes (MDB), além de ex-membros do Congresso Nacional, como Ataídes Oliveira, Josi Nunes (Pros), Lázaro Botelho e César Halum (Republicanos).