O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) inicia nesta sexta-feira, 14, as consultas públicas para a elaboração do Plano Plurianual (2024 a 2027). A primeira audiência será realizada em Araguatins. A legislação estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pela gestão ao longo de um período de quatro anos. “O nosso papel é estar junto com os moradores do Tocantins e é importante ouvirmos suas demandas. Acompanhar de perto os anseios da nossa gente, nos possibilita a realização de um bom trabalho, humano e coerente com as necessidades dos que vivem diariamente a realidade do Estado. O trabalho tem que ser realizado por meio das contribuições, críticas, sugestões e principalmente da aprovação dos tocantinenses”, pontuou o chefe do Poder Executivo.
PROCESSO
A articulação nos municípios onde as consultas acontecem é realizada pela Secretaria de Planejamento (Seplan). A pasta fica encarregada de comunicar cerca de 15 dias antes da realização de cada encontro, no qual prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos e sociedade são informados da data, local e formato da consulta pública, para que possam, assim, se mobilizar para participar e dar voz à comunidade local.
OUVIR PARA CUIDAR
Com o lema “Ouvir para Cuidar”, o processo de elaboração do Plano Plurianual junto à comunidade terá início na Escola de Tempo Integral de Araguatins. A reunião entre o governador, equipe do governo e população, será dividida em grupos de discussão dentro de sete eixos temáticos para avaliar, ponderar e escolher os principais desafios de cada um dos eixos para atender a região do Bico do Papagaio. Após uma votação dentro de cada um dos eixos para eleger os três desafios mais importantes de cada área, todos os cidadãos são convidados a participar da plenária final, com todos os temas debatidos, para eleger os principais desafios da região.
EIXOS TEMÁTICOS
Os eixos temáticos definidos são: segurança, assistência social e cidadania; desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda; gestão pública e governança; meio ambiente e mudanças climáticas; saúde e bem-estar; educação, ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura econômica e urbana.
DEZ CONSULTAS
Esta será a primeira de 10 consultas públicas que ocorrerão em todas as regiões do Estado, até agosto. O resultado da plenária deve nortear a elaboração do PPA (2024-2027) após eleitos os desafios. Depois, as secretarias elaboram as ações e preveem os recursos orçamentários para atender as demandas da sociedade. Além disso, o apontamento dos desafios em cada um dos eixos temáticos funciona como uma bússola para os gestores públicos organizarem as ações pontuais de cada secretaria e, assim, conseguir atender as mais diferentes regiões do Tocantins, tendo a comunidade como grande protagonista do processo de desenvolvimento, investimento e crescimento do Estado.