O Diário Oficial publicado na sexta-feira, 29, trouxe a edição da Medida Provisória que institui o programa “Educa Mais Tocantins”. O projeto irá ofertar bolsas de graduação para jovens de baixa renda e professores da rede pública que vivem em municípios do interior do Estado. A assinatura da matéria pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) aconteceu em cerimônia com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT). Na ocasião, o gestor ainda firmou acordo de cooperação técnica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para o projeto Infovias, que prevê o acesso à internet de alta velocidade pelo Estado.
INFOVIAS
Wanderlei Barbosa pontuou a interseccionalidade dos projetos. “São mais de 600 pontos que nós identificamos nas comunidades mais remotas. São projetos dessa envergadura que são importantíssimos para nós. Espero que as universidades participem, que possamos contemplar alunos que residem em locais mais remotos, para ter uma oportunidade de formação, com uma internet de qualidade e acesso à informação. Agradecemos ao ministro por estar aqui hoje e reafirmo o nosso interesse em trabalhar juntos para criar mais projetos que beneficiem os tocantinenses”, ressaltou.
DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Wellington Dias por interiorizar a educação, levando melhores condições de acesso à comunicação para todo o Estado. “Com iniciativas como essas de levar internet para todos, possibilitando um acesso melhor à comunicação, priorizando a descentralização da educação, com esses projetos em parceria com o Governo Federal; e ver o Estado que era no passado o mais atrasado em termos de comunicação, hoje com toda essa infraestrutura já pronta para implementar rede de comunicação por fibra óptica, que possibilitará o acesso à internet de alta velocidade em municípios tocantinenses”, comentou Wellington Dias.
EDUCA MAIS
O Programa Educa Mais Tocantins, que será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) por meio de edital, possibilitará a interiorização da graduação, oferecendo 5 mil bolsas de estudo para jovens tocantinenses cursarem o ensino superior, considerando as demandas sociais identificadas, as potencialidades e as vocações produtivas de cada região do Estado. O programa beneficiará estudantes de baixa renda, egressos do ensino médio e que não possuam diploma de curso superior e professores da rede pública de ensino, com investimento de R$ 10 milhões, iniciais, oriundos de emendas parlamentares e do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FECT).
INFOVIAS DO TOCANTINS
Já o projeto Infovias atenderá, inicialmente, Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso, Peixe, Santa Fé e São Salvador, onde mais de 600 mil tocantinenses vivem (cerca de 40% da população) levando internet de alta velocidade, equivalente a 100 gigabyte. O projeto possibilitará uma rede própria de comunicação que levará internet a escolas, postos de saúde, equipamentos de segurança, melhorando o acesso aos serviços públicos. Serão investidos recursos oriundos do governo federal no valor de R$ 7 milhões.