Em Decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 15, a Prefeitura de Palmas estabelece a ampliação do funcionamento de atividades não essenciais. As novas medidas serão válidas somente a partir de segunda-feira, 19. Conforme o município, a flexibilização deve-se a uma regressão da transmissibilidade do novo coronavírus, indicando uma aproximação da fase amarela, de controle ampliado. Conforme o boletim mais recente, a taxa de reprodução parcial desta semana epidemiológica está em 0,37. Ou seja, cada 100 contaminados transmite a doença para 37 pessoas. Este dado é consolidado todo domingo.
Flexibilização
Conforme o novo Decreto, os restaurantes ficarão autorizados a funcionar todos os dias da semana, mantidas as restrições de público (30% da capacidade) e de horário (das 11 às 15 horas). Depois deste período, só será permitida a comercialização por entrega a domicílio ou retirada no balcão, com limite até a meia-noite. As academias e escolas esportivas terão o horário ampliado, podendo abrir a partir das 5 horas, mantida a mesma limitação de ocupação. Atividades presenciais em escolas e berçários continuam suspensas, exceto para os serviços administrativos e atendimentos de saúde realizados pelas instituições.
Horário diferenciado para cada atividade
As novas medidas incluem regras de reabertura de segmentos com horários diferenciados para cada atividade, como como concessionárias de veículos, shoppings centers, comércio de rua e galerias, clínicas de estética, estúdios de atendimento personalizado e padarias e similares, entre outros. [Confira os detalhes no DOE].