A rede de ensino de Gurupi retomou nessa segunda-feira, 30, com as aulas presenciais após quase um ano e meio de atividades remotas, impostas como medida de prevenção à proliferação da Covid-19. Conforme o Paço, 4.672 alunos serão ensinados em formato híbrido, com escalonamento semanal de turmas em sistema presencial e remoto, e ocupação máxima de 50% das salas. A modalidade será ofertada nas 26 unidades e em todos os níveis de escolaridade.
Educação completa esquema vacinal em setembro
Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa falou sobre o retorno por meio da assessoria.”Sabemos que pode haver sentimento de insegurança porque o ciclo da vacinação para os trabalhadores da educação ainda não está completo, só foi aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mas, todos nós estamos empenhados para que a última dose seja administrada agora em setembro, prazo para fechamento da imunização”, explicou. “Todos nós tivemos que encarar o mundo de outra forma a partir dessa pandemia, muitas foram as mudanças e em diferentes aspectos, na educação não foi diferente. Porém, nosso desejo é que essa volta às salas de aula não cause tantos impactos e que seja sinônimo de mais produtividade e aprendizado”, emendou a prefeita Josi Nunes (PSL).
Prevenção
Dois manuais de orientações que funcionam como um guia foram distribuídos a toda comunidade escolar. O material informativo norteia as ações de acolhimento e adaptação à rotina de estudos e adequação às normas de segurança sanitárias da Covid-19. O Paço garante que todas as escolas estão abastecidas com insumos necessários aos cuidados contra a doença, como álcool a 70%, máscaras faciais, tapetes sanitizantes, medidores de temperatura e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) como viseiras para servidores. Os prédios contam com sinalização sobre regras de prevenção sanitárias.