Os casos suspeitos de coronavírus do Tocantins já foram descartados. O paciente oriundo da Alemanha e sua filha, que estavam internados no Hospital Regional de Porto Nacional (HRNP), desde sexta-feira, 31, receberam alta hospitalar na terça-feira, 4, por melhora clínica. Eles serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional, para continuidade de tratamento do vírus da Influenza A — H1N1.
Em Brasília
O secretário Estadual da Saúde (Sesau), Edgar Tollini, participou nesta quinta-feira, 6, em Brasília, de reunião com todos os Estados e o Ministério da Saúde para alinhar estratégias e discutir detalhes dos planos de contingência dos estados que contempla medidas de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos do novo coronavírus no Brasil. A reunião foi conduzida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e contou ainda com secretários de saúde das capitais de todo o País.
Tocantins elogiado
Tollini ainda apresentou, em reunião com o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, o plano de contingência e ações tomadas no Tocantins, relatando o caso suspeito de Porto Nacional. “O Estado foi elogiado pela condução do caso suspeito. Agimos sem trazer alarde para a população e, de forma oportuna, soubemos trabalhar em um momento que qualquer informação ou notícia equivocada poderia causar grandes transtornos para nossa população”, contou o secretário do Tocantins.
Diretores atualizados
Também nesta quinta-feira, a Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias, da Sesau, reuniu todos os diretores gerais e diretores técnicos dos hospitais estaduais para apresentação e discussão do Plano de Contingência do novo Coronavírus, desenvolvido pela equipe técnica da pasta para o possível manejo de pacientes infectados. Os diretores se atualizaram quanto às informações pertinentes, bem como receberam orientações sobre perfil, encaminhamento e manejo de pacientes.