A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou no fim da tarde de terça-feira, 18, que preparou uma escala emergencial para minimizar os impactos da suspensão da prestação de serviço por parte da ViaCap. A linha atendida pela empresa com maior fluxo de passageiros é a “470 – Taquari”, por isso foi priorizada na escala, assim com a “540 – Eixão Taquari”. Entretanto, a ATCP ainda admite a suspensão temporária das linhas 430 e 460. “Nós lamentamos os transtornos e reforçamos que seguimos mobilizados para minimizar os impactos dessa situação e retomar a normalidade do serviço de transporte público da Capital”, comenta Fábio Chaves, presidente da agência.
FIM DA REQUISIÇÃO EM NEGOCIAÇÃO
A ViaCap é responsável pela operação de 30 ônibus, incluindo a mão de obra para prestação do serviço. Atualmente, com o fim do contrato de concessão com a ViaCap, a empresa presta o serviço via requisição. A ATCP está em fase de encerramento dessa requisição de serviço e negocia com a empresa a transição de gestão desse serviço.
ENCERRAMENTO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL
Presidente da ATCP, Fábio Chaves comentou a situação por meio da assessoria. “Sabemos o tamanho do desafio que é assumir a gestão de um serviço que durante 30 anos esteve na mão da iniciativa privada. Hoje não trabalhamos para ter lucro, mas para prestar um serviço de qualidade para a população. Acreditamos e temos interesse em realizar um encerramento da relação com a ViaCap da melhor maneira possível, tudo aquilo que é obrigação da gestão do município para a realização dos pagamentos já está tramitando para que seja feito”, afirmou.
ATCP MOBILIZADA
Para minimizar os impactos da paralisação, a equipe da ATCP começa a operar uma escala emergencial, e segue estudando soluções para outras linhas que antes eram atendidas exclusivamente pela ViaCap. “Estamos mobilizados para encontrar soluções que atendam a população e que também esteja dentro da capacidade do nosso sistema hoje, sem sobrecarregar nossos servidores e com uma rotina adequada para aqueles que fazem o sistema funcionar”, destaca Morisdant Saboia, superintendente de Transporte Público de Palmas.
DUAS LINHAS SEM ESCALA PELOS PRÓXIMOS DIAS
Entretanto, a ATCP admite que duas linhas que eram atendidas exclusivamente pela ViaCap ficaram sem escala para os próximos dias: 430 – Aureny III (Estação Xerente), Av. I, Rua 24, Rua 27, Rua 22, Av. G, Av. D, Av. A, Av. Dr. Feliciano Machado Braga, Rua CMTE Rafael Beles, Rua Rn 02, Rua Rua Joventino Barbosa, Av. Vicente De Paula, R. CMTE Antônio Geremias, Rua Rn 9, Av. G, Av. E, Rua 25, Av., Av. H, Av. E, Av. J, Av. M, Av. L, Rua 30, Rua 3, Av. D – Av. L – Rua 28 – Av. J – Rua 22 – Rua 33 – Rua 24 – Av. I – Aureny III (Estação Xerente). E a linha 460 – Aureny III (Estação Xerente), Av. I, Av. De Ligação Ao Aeroporto, Aeroporto, Retorno, Av. de Ligação Ao Aeroporto, Av. I, Aureny III (Estação Xerente). A agência recomenda que os usuários dessas duas linhas procurem alternativas nas estações mais próximas e garante que os serviços serão retomados em breve, logo que a ATCP consiga fazer uma nova escala.
Clique para conferir os horários e itinerários das linhas 540 e 470:
- Linha 540 – Eixão Taquari (ida) – de Jardim Taquari à Estação Apinajé
- Linha 540 – Eixão Taquari (volta) – da Estação Apinajé ao Jardim Taquari
- Linha 470 – Taquari – saída da Estação Xerente – Jardim Aureny III