As atividades econômicas da Capital foram flexibilizadas pela Prefeitura de Palmas a partir desta segunda-feira, 12, após melhora no cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19. Em novo Decreto, o Paço ampliou horário de funcionamento de uma série de setores, passou a autorizar som ambiente em bares e restaurantes e a realização de eventos com até 200 pessoas.
Melhora no cenário
O Decreto publicado na sexta-feira, 9, considera a tendência de diminuição da taxa e do contágio, que há mais de 15 dias têm apresentado o valor abaixo de 1 [indicador de que uma centena de pessoas contaminadas transmitem a doença para um número menor que 100]. Apesar da flexibilização, o Paço reforça a obrigatoriedade do uso de máscara e o respeito ao distanciamento social seguro.
Horários de funcionamento
Conforme o Decreto, os supermercados agora podem funcionar das 6 até à meia-noite, todos os dias. Já o atendimento em bares e restaurantes é permitido das 11 até à meia-noite, mas os estabelecimentos devem preencher questionário de autoinspeção e limitar o público a 50% da capacidade. Shopping Centers estão autorizados a abrir durante toda a semana, das 10 às 22 horas, enquanto os comércios de rua ficam limitados a atender de segunda à sábado, das 8 às 18 horas.
Outras flexibilizações
A Prefeitura de Palmas também passou a autorizar música ao vivo em bares e restaurantes, mas sem pista de dança e com, no máximo, dois músicos no palco. Eventos poderão ser realizados, mas com o público limitado a 50% da capacidade do ambiente e com no máximo 200 pessoas.
Menor média semanal
O boletim epidemiológico da Capital de domingo, 11, mostra que a média semanal da taxa de ocupação de leitos hospitalares exclusivos para tratamento da Covid-19 foi de 42,93% na semana epidemiológica de 04 a 10 de julho. É a menor média registrada desde a primeira semana epidemiológica do ano (03 a 09 de janeiro), quando a taxa média de ocupação estava em 40,06%. Atualmente, 118 pessoas estão internadas por causas ligadas à doença, sendo que 60 (50,8%) são moradores de Palmas 58 (49,2%) residentes de outras cidades.
Vacinação
Até sábado, 11, a Capital havia aplicado 127.216 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 97.861 primeira dose e 29.355 segunda dose, ou dose única.