O Diário Oficial de Gurupi de terça-feira, 7, trouxe uma nova atualização das medidas de enfrentamento à Covid-19. O documento mantém a obrigação do uso de máscaras em em hospitais, consultórios, clínicas e laboratórios, e recomenda que a prática seja mantida em quaisquer ambientes fechados. A obrigatoriedade de proteção facial chegou a ser revogada em março. O Paço também orienta que procure uma unidade de saúde para atendimento médico qualquer indivíduo que apresente quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta e coriza, ou dificuldade respiratória, ou crianças com obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico, ou idosos com quadro respiratório agudo, associado a sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
Cuidados para evitar medidas mais restritivas
A prefeita Josi Nunes (UB) pediu a colaboração da população para evitar medidas mais restritivas. “Vamos todos voltar a usar máscaras, é muito importante. Os índices de Covid-19 têm aumentado consideravelmente e já existem seis novas variantes da doença circulando pelo Brasil. Precisamos voltar com nossos cuidados para evitar o vírus, pois não queremos tomar nenhuma medida mais restritiva, mas é necessário que retomemos os nossos cuidados”, recomendou.
Atual cenário
O último boletim epidemiológico do município, referente a semana entre 27 de maio e o dia 2 deste mês, mostra haver 125 casos ativos, mas a tendência é de alta. “No mês de abril, foram registrados 61 casos positivos. Já em maio, foram 150 casos positivos. Nestes dois últimos meses, se compararmos, chegamos a um aumento de 145% de casos positivos. No entanto, desde o dia 27 de maio até 2 de junho, a média móvel de casos positivos tem sido mais de 16 casos por dia. No monitoramento, identificamos uma elevação atípica em relação aos outros dias”, analisa o coordenador da vigilância epidemiológica, Halex Cavalcante Coutinho.
Veja os números: