A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) irá buscar uma alternativa para adquirir os testes rápidos de Covid-19. O município tinha entrado em contato com o representante de um fabricante para aquisição de cerca de 6 mil kits de diagnóstico do novo coronavírus, mas a demora deles em receber o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) motivou a busca por outro produto ou empresa.
Ainda não houve despesa
Sem produção no País, os testes precisam ser importados, e os produtos devem ser registrados pela Anvisa. Entretanto, os negociados pela prefeitura ainda aguardam o registro na agência há mais de duas semanas. “Inclusive, não pagamos um centavo, não empenhamos, só estávamos esperando o produto chegar, ser legalizado para fazer o trâmite legal”, garantiu o secretário da Saúde, Daniel Borini Zemuner, à Coluna do CT. Em nota, o Paço reforçou que as “obrigações onerosas com o pedido” são efetivas “apenas após cumpridas todas as etapas de aquisição e entrega do insumo em questão”, o que não teria ocorrido.
Outras providências
Sem previsão para os produtos receberem o registro da Anvisa, Daniel Borini diz que já busca alternativas para a aquisição de testes de Covid-19. “Não estamos contando com estes testes, estamos tomando outra providência para não ficar aguardando isto [a liberação da agência]”, acrescentou o secretário.
Leia a íntegra da nota do Paço:
“Nota de Resposta