O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), se reuniu com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) na manhã desta quinta-feira, 7, e eles decidiram utilizar o equipamento de RT-PCR do campus de Palmas para realizar os testes para traçar o perfil epidemiológico da cidade e, com isso, impedir o avanço da Covid-19.
Voltado para animais
A princípio, a ideia era usar o equipamento da Faculdade de Zootecnia e Veterinária, na campus da cidade, mas a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) alegou que é voltado para animais e o Ministério da Saúde não aceitaria. Dimas chegou a pensar em judicializar o caso, mas a solução dada pela UFT põe fim ao impasse. É pelo menos o que o prefeito espera.
30 dias para chegar o equipamento
Agora, a prefeitura vai comunicar o Laboratório Central do Estado (Lacen). A UFT adquiriu o equipamento, mas levará 30 dias para chegar em Araguaína. Enquanto isso, será utilizada a unidade de Palmas para traçar o perfil epidemiológico araguainense.
50 testes por dia
Dimas contou em sua participação no quadro Entrevista a Distância, da Coluna do CT, que a ideia é fazer 50 testes todos os dias em diversas regiões. “E não só durante uma semana, mas permanentemente até que o problema seja extinto”, explicou. A testagem deve começar já nesta sexta-feira, 8.
- Matéria atualizada às 15h21