Após sua primeira reunião de trabalho remota sobre a pandemia nessa segunda-feira, 18, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), decidiu recrudescer as medidas para conter o avanço da Covid-19.
Sem eventos
Decreto de Wagner publicado ainda nessa segunda suspendeu por tempo indeterminado, tanto em áreas públicas quanto privadas, todos e quaisquer eventos como shows, apresentações culturais, festas, confraternizações e correlatos.
Funcionamento
Bares e restaurantes podem funcionar das 7 às 23 horas de domingo a quinta-feira, e até a meia-noite de sexta-feira a sábado ou feriados.
Sem bebida em público
Também fica terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica em todo e qualquer local público no município, medida, segundo a prefeitura, amplamente apoiada na reunião dessa segunda-feira e que pode ser estendida para venda em bares e restaurantes em caso de agravamento.
1,5 metro de distância
Na celebração de missas, cultos e rituais, os templos religiosos manterão assentos individuais afastados um dos outros por, no mínimo, 1,5 metro, determinando-se assim a capacidade máxima de fiéis e fixando-a através de placas em todos os acessos.
1 pessoa a cada 5 metros
Além do mesmo afastamento, os estabelecimentos bancários, comerciais e de serviços, bem como feiras, devem disponibilizar obrigatoriamente aos clientes e trabalhadores álcool 70 graus INPM, limitar entrada de uma pessoa para cada cinco metros quadrados do estabelecimento e informar essa capacidade máxima em placa informativa, entre outras ações.
70% das UTIs públicas
Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde de Araguaína mostram que em dezembro o crescimento dos casos de Covid-19 foi de 52,1% na comparação com novembro. A secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, disse que a taxa de ocupação dos leitos públicos em UTI também subiu e atingiu 70%. “Nós temos 47 leitos de UTI e começamos a terceira semana deste ano com um índice alto. Isso porque os pacientes já estão chegando com um quadro de evolução bem alto, estão passando mal em casa”, explicou a secretária.
248 mortos
Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, Araguaína já acumula 18.852 casos da Covid-19, que já matou 248 pessoas na cidade, a primeira do Estado em óbitos. (Com informações da Ascom da Prefeitura de Araguaína)