O comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Jaizon Veras, destacou à Coluna do CT o protagonismo que a corporação está exercendo durante este lockdown decretado pelo governador Mauro Carlesse (DEM) até as 18 horas de sábado, 23, em 35 cidades do Tocantins — todo o Bico do Papagaio, mais municípios como Araguaína, Colinas, Guaraí, Cariri e Caseara.
PM lidera esforço
Conforme o coronel, a PM vai liderar o esforço com prefeituras e órgãos estaduais, como o Departamento de Trânsito (Detran), além dos braços especializados da corporação, como as Polícias Ambiental e Rodoviária.
Reforço até da banda de música
O comandante reconheceu que há déficit de homens no interior, mas disse que o foco agora é o combate à Covid-19. Por isso, os policiamentos locais serão reforçados, se preciso, com efetivos até do administrativo e banda de música para garantir o cumprimento do lockdown, que visa conter o avanço da doença no Tocantins, onde já chegou a 1.646 pessoas e matou 38 delas.
Apenas 8 PMs
Na PM, coronel Jaizon disse que neste momento apenas oito policiais estão infectados pelo novo coronavírus, todos isolados, mas bem. Segundo ele, o Estado tem um dos menores índices do País de contaminação pela Covid-19.