O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) deve anunciar no dia 28 a cidade-sede dos Jogos Escolares da Juventude 2018. Palmas está entre as três finalistas. Para definir essa escolha, técnicos do COB estão na Capital conhecendo a estrutura disponível para recepção de eventos esportivos e dialogando com gestores e empresários locais sobre a viabilidade de realização do evento, programado para 12 a 26 de novembro.
Na manhã desta quarta-feira, 14, o gerente de Esporte Estudantil do COB, André Mattos, a assistente de Esportes do COB, Renata Barros, e o supervisor de Esportes do COB, Arthur Correa, estiveram reunidos com o prefeito Carlos Amastha no gabinete II para conferir detalhes da infraestrutura local.
Segundo o COB, este ano os jogos terão um formato inédito, já que a etapa nacional não será realizada em cidades diferentes, como nas edições anteriores e apenas uma cidade sediará todas as competições. A seleção de cidades começou com 12 candidatas. Nesta última etapa, estão na disputa, além de Palmas, Natal-RN e Blumenau-SC, sendo que Palmas é a última parada na programação de visitas nas cidades candidatas à sede.
“Analisamos o todo, desde trânsito, segurança, saúde e aeroporto que são questões primordiais. Mas o que define mesmo são três pilares: capacidade hoteleira e seus valores, as instalações esportivas e não esportivas – que são o centro de convenções, ginásio, pista e piscina –, e o apoio governamental”, ressaltou André Mattos.
Forte candidata
Na reunião, o prefeito Amastha frisou a característica receptiva da Capital para grandes eventos. “Nosso maior diferencial vai desde o envolvimento institucional, que é parte da nossa estratégia de abraçar grandes projetos como um todo. Palmas é uma capital que vai completar 29 anos e essa juventude da cidade dialoga muito bem com os Jogos Estudantis, além, é claro, da sua posição estratégica e da nossa experiência com grandes eventos, o que não é segredo”, declarou o gestor, citando o legado positivo dos I Jogos Mundiais Indígenas, em 2015.
Outros diferenciais que reforçam a candidatura de Palmas à sede dos Jogos Escolares, segundo a prefeitura, são o título de cidade com maior índice de pessoas ativas entre as capitais brasileiras e as seis escolas municipais com projeto pedagógico que estimula a iniciação esportiva e que possuem piscinas semiolímpicas. Pesquisa científica de universidade brasileira que cita Palmas como uma das três cidades brasileiras que melhor tratam suas crianças e juventude pobre, conforme frisou o secretário municipal de Educação, Danilo Melo, também é um diferencial.
COB em Palmas
O grupo permanece em Palmas esta sexta-feira, 16, para cumprir uma agenda de visitas a estruturas da cidade e reuniões com empresários do setor hoteleiro. Na programação de visitas estão: escolas municipais, o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, ginásios, kartódromo, pistas de atletismo, quadras poliesportivas, piscinas, espaços de lazer, entre outros.
Jogos Escolares da Juventude
A edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude reunirá oito mil atletas de 12 a 17 anos que competirão em 14 modalidades esportivas. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem do evento incluindo, além do somatório de atletas, os integrantes de comitês organizadores e arbitragem.
A estimativa do COB é que o evento deva garantir a ocupação, em média de 37 mil diárias de hotéis, além de recursos que movimentarão a economia local direta e indiretamente com o evento. (Com informações da Secom Palmas)