A implementação de uma linha para receber denúncias de maus tratos contra animais foi tema de reunião técnica do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais) realizada na sexta-feira, 10, na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa busca atender animais domésticos, de laboratório e do agro em situação de vulnerabilidade ou sofrendo maus-tratos, como abandono, negligência, agressão física e exploração.
PROJETO
A secretária-executiva do Comitê Pró-Animais, Meriele Oliveira, apresentou um fluxograma detalhando o funcionamento da linha e coletou sugestões dos participantes. A expectativa é que o serviço entre em funcionamento neste primeiro semestre de 2025. Uma rede de colaboração entre as instituições, ONGs e protetores independentes; e a realização de campanhas de divulgação e de conscientização são considerados pontos fundamentais para garantir a eficácia do serviço.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
O Ministério Público (MPE) marcou presença na reunião com o promotor Fábio Lang, e as analistas ministeriais Maria Izabel Miranda e Ana Flávia Dourado. “A composição de uma equipe multidisciplinar capacitada no atendimento inicial e demais fases do serviço é fundamental para agilizar a investigação, fiscalização e punição de casos de maus-tratos”, defendeu o membro do órgão.