O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu nesta quarta-feira, 24, uma comitiva com prefeitos, secretários e vereadores das Serras Gerais, situadas no Sudeste do Tocantins. Na pauta do encontro estiveram a promoção da atividade turística e a formalização do setor na região, que reúne 20 municípios. “O que for necessário lá na região pode contar conosco. Sabemos do potencial que o Tocantins possui para o turismo”, disse aos gestores.
Ação conjunta para fomentar o turismo
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, colocou à disposição a equipe da pasta para promover uma atuação conjunta para fomentar a regularização e desenvolvimento do turismo no estado. “O Tocantins faz parte de todos os planos do ministério. Eu vou dar um exemplo: nós lançamos uma campanha nacional no Parque Estadual do Cantão, em Tocantins, voltada para o turismo de natureza”, acrescentou.
Investimentos
Gilson Machado Neto também lembrou que esteve no Tocantins em algumas ocasiões para uma série de agendas voltadas ao desenvolvimento do turismo local. O ministro anunciou o repasse de quase R$ 20 milhões para a Agência de Fomento auxiliar empresas e incentivar a manutenção de empregos em tempos de pandemia. Além disto, o gestor destaca que o próprio MTur financia cerca de 120 obras de infraestrutura turística, com destaque para a construção do aeroporto de São Félix do Tocantins, onde o governo federal já investiu cerca de R$ 9,5 milhões.
Trabalho com trade, hotéis e restaurantes
Presente na reunião, a secretária de Turismo de Almas, Raquel Pereira de Macedo, reforçou a importância do Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério (Cadastur). “A gente precisa trabalhar mais uma ferramenta do governo federal: o Cadastur. A gente precisa trabalhar com o nosso trade, os hotéis, os restaurantes, bares e similares, a divulgação desse produto”, pontuou.
Cadastur
O registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. O cadastro tem validade de dois anos, no caso de pessoas jurídicas, e de cinco anos, para guias de turismo. Atualmente, mais de 130 mil prestadores de serviços turísticos já estão regularizados no Cadastur. O número configura um recorde de registros, representando um aumento de mais de 100% em relação a 2017.