A comitiva do governo estadual na Europa cumpriu agenda nesta quinta-feira, 1º, em Helsinque, na Finlândia. A programação contou com uma visita técnica com intuito de explorar as integrações no que se refere às frentes de inovação em tecnologia na esfera pública. A mesma pauta da visita à Tallinn, na Estônia. Secretário da Administração (Secad), Paulo César destacou que a prioridade é trazer melhorias tecnológicas e facilidades para o Tocantins. “Continuamos aqui na capital da Finlândia fazendo visitas, na intenção de conhecer a transformação digital realizada aqui, que poderá ser usada para facilitar a vida do cidadão tocantinense”, ressaltou.
DESTAQUES MUNDIAIS
A Finlândia é referência em atividades digitais, segurança cibernética e inteligência artificial. Está em 1º lugar no ranking Índice de Economia e Sociedade Digital (DESI). Assim como a Estônia, a Finlândia também é modelo na entrega dos serviços digitais. O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Alirio Félix, falou sobre a agenda. “Nós estamos tendo a oportunidade de estar com a equipe da Agência Digital do governo finlandês. Onde assim como na Estônia, eles são referências mundial na entrega dos serviços digitais. Aqui nós estamos colhendo boas ideias para que possamos implantar no estado do Tocantins”, afirmou.
PEGAR COMO REFERÊNCIA
Também fazendo parte da comitiva, o secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini, complementou sobre o assunto destacando que acompanhar presencialmente este processo é primordial para realizar a implementação com excelência em todo setor público. “Conhecendo a tecnologia da Finlândia e a sua integração com a Estônia, que é um case de sucesso, podemos presenciar todo o processo do início ao fim da digitalização do serviço público da Finlândia. Sem dúvida, é o que queremos pegar como principal referência para implementar a digitalização dos serviços para o cidadão em nosso estado”, enfatizou.