O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos) e Alexandre Guimarães (MDB); e o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), foram recebidos em Brasília nesta quarta-feira, 16, pelo ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). A pauta da comitiva tocantinense foi a ampliação de 1.457 novos unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV – Faixa 1) para o Tocantins. Até o momento o Estado tem 700 moradias garantidas.
GOVERNO PRONTO PARA EXECUTAR
O governador Wanderlei Barbosa reforçou o compromisso da gestão estadual com a política habitacional e ressaltou o empenho em garantir moradia digna às famílias tocantinenses. “Nosso governo está pronto para executar. Temos projetos prontos, equipes capacitadas e uma necessidade urgente de atender famílias em situação de vulnerabilidade. O Tocantins está fazendo a sua parte e agora conta com o apoio do governo federal para aumentar o número de casas populares”, afirmou.
GOVERNO PREVÊ AJUSTES NA DISTRIBUIÇÃO DE UNIDADES
Durante o encontro, Jader Filho informou que o governo federal fará ajustes na distribuição nacional de unidades habitacionais, priorizando os estados com maior capacidade de execução e demanda comprovada. “Vamos realizar um remanejamento regional das unidades entre os estados que não conseguirem cumprir as regras do programa. A ideia é direcionar esses recursos para regiões como o Tocantins, onde há demanda real e capacidade comprovada de execução”, destacou o ministro.
AYRES QUER TOCANTINS COMO PRIORIDADE DO MCMV
Ricardo Ayres fez um apelo enfático pela priorização do Estado no programa. “O Tocantins não pode mais esperar. Estamos falando de famílias que vivem à margem, sonhando com um lar digno, pagando aluguéis altíssimos que comprometem mais da metade de sua renda. Nosso estado cumpre todos os critérios do Minha Casa, Minha Vida e precisa ser priorizado”, declarou Ayres.
FOCO NAS 5 MAIORES CIDADES
A expectativa é que, com o possível remanejamento, o Tocantins seja contemplado com um número ainda maior de moradias populares para os municípios de Palmas (192), Araguaína (426), Porto Nacional (333), Paraíso do Tocantins (250) e Gurupi (256).
COMITIVA
O deputado estadual Luciano Oliveira (PSD); os secretários da Habitação, Ubiratan Carvalho; da Comunicação, Márcio Rocha; e de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior.