A comparação das duas cidades — Palmas, que fez poucas concessões na quarentena, e Araguaína, que permitiu a abertura mais ampla do comércio, ainda que com restrições — mostra que o isolamento social pode ter evitado que a Capital tivesse uma evolução mais significativa do número de casos, mesmo que o crescimento também tenha sido exponencial nas últimas duas semanas.
93,8% x 233,3%
Nos últimos 15 dias, o crescimento do número de casos do novo coronavírus em Palmas foi de 93,8% — eram 16 no dia 12 e nesse sábado, 25, chegou a 31. No mesmo período, o número de casos em Araguaína cresceu 233,3% — saiu de 6 no dia 12 para 20 nesse sábado.
29% x 300%
Considerando só a última semana, Palmas registrou uma evolução de 29,2% — de 24 no dia 19 para 31 nesse sábado. Já em Araguaína, a Covid-19 cresceu 300% só nesta semana — 5 no dia 19 e agora são 20.
Pouca flexibilização
Em Palmas, o comércio continua fechado, com exceção de setores essenciais, mas houve flexibilização para feiras, lotéricas e para o setor da construção civil, com restrições.
Comércio aberto
Já em Araguaína, a flexibilização foi praticamente geral a partir do dia 27 de março — poucos dias depois do início da quarentena — e se intensificou em seguida, com a liberação também de áreas não essenciais, como academias de musculação e igrejas. A prefeitura impôs a obrigatoriedade do uso de máscaras, além de outras restrições, mas as informações que chegam da cidade, ainda que o município tenha intensificado a fiscalização, é de que a movimentação das pessoas pelo comércio e ruas é muito grande.
Maior densidade e divisas
Araguaína, conforme avaliação de especialistas ouvidos pela Coluna do CT, tem uma densidade demográfica maior do que Palmas, ou seja, mais pessoas por quilômetro quadrado. Além disso, faz divisa com Maranhão e Pará, dois Estados em que a situação da pandemia se torna mais crítica a cada dia.
Confira o gráfico que mostra a evolução da Covid-19 em Palmas e Araguaína. Na base, as datas e, no eixo vertical, o número de casos. O crescimento da curva de Palmas é sempre gradual e o da de Araguaína se torna intenso a partir do dia 21:
Abaixo, a tabela com os números de casos da Covid-19 a partir do dia 12 de abril: