O contrato de concessão do trecho de 850,7 quilômetros da BR-153 entre Aliança do Tocantins e Anápolis (GO) foi assinado em solenidade realizada nesta sexta-feira, 1º, no município goiano. O evento contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; e dos governadores Mauro Carlesse (PSL) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). O início das atividades operacionais da EcoRodovias – vencedora do leilão – está previsto para abril de 2022 com prestação de serviço de socorro médico e mecânico, sendo 20 ambulâncias e 14 guinchos disponíveis em 19 bases alocadas ao longo da BR-153.
Obras de infraestrutura em 2023
As obras de infraestrutura pela concessionária só iniciam em outubro de 2023, com duplicações e construções de pontes e passarelas. Serão R$ 14 bilhões entre investimentos e custos operacionais em 35 anos. A estimativa do governo federal é de que sejam gerados 14 mil postos de trabalho em Goiás e Tocantins, ao longo do período de concessão. A União também projeta repasse de receita para 38 municípios atendidos pela rodovia, por meio do Imposto Sobre Serviços (ISS). O aporte na rodovia visa aumentar a eficiência do escoamento da produção agrícola, bem como atrair a instalação de novas empresas na região.
Projeto para continuar duplicação de Aliança até Aguiarnópolis
Na solenidade, Mauro Carlesse destacou a importância dos investimentos para o setor produtivo. “É uma luta muito antiga, que vários governadores tentaram e não conseguiram. Duplicar uma estrada com grande fluxo, como essa da BR-153, vai trazer mais segurança, economia, emprego, desenvolvimento e a nossa região vai crescer cada vez mais. No Tocantins, o agronegócio cresce a cada dia, o que nós temos que fazer agora é levar as indústrias, e a facilidade de ter uma estrada duplicada vai nos ajudar a levar os empresários a fazerem seus investimentos no Estado. E temos um outro projeto, que é continuar a duplicação de Aliança até Aguiarnópolis”, revelou.
Integração de modais
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PSL), também fez uso da palavra e destacou que um dos grandes desafios para o desenvolvimento do Brasil é em relação à logística, que tem como gargalo os modais de transportes. “É importante que o Brasil integre todos os modais. Hoje estamos aqui num momento histórico da assinatura do contrato de concessão dessa BR 153. É uma luta histórica, é um sonho antigo do Tocantins e Goiás”, destacou. A gestora também enfatizou que a obra vai melhorar o tráfego, vai promover segurança, diminuir os acidentes, além de impulsionar o desenvolvimento. “A BR 153 é a espinha dorsal do Brasil, ligando o Norte ao Sul do Brasil”, ressaltou.
Excedente para o Tocantins
Já Tarcísio de Freitas destacou que o Ministério da Infraestrutura trabalha para duplicar mais trechos na BR-153 aproveitando o excedente financeiro gerado pela concessão, tema que foi objeto de constante reivindicação da bancada federal e do Palácio Araguaia. “Nós temos uma soma de fatores que farão com que o Centro-Oeste do Brasil cresça cada vez mais. Nós vamos interiorizar a logística e isso vai trazer para cá cada vez mais investimentos. E no caso do Tocantins, vamos trabalhar nos projetos de duplicação (da BR-153) em mais trechos no estado e fazer um ajuste no contrato para aproveitar o excedente de dinheiro que já está vinculado à conta para acelerar esse processo de duplicação”, informou.
Comitiva tocantinense
O governador Mauro Carlesse estava acompanhado da secretária de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Juliana Passarin; do secretário extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto Marques; do deputado federal Carlos Gaguim (DEM); e da prefeita de Gurupi, Josi Nunes.