A primeira etapa do concurso da Polícia Militar (PM) realizada no domingo, 11, foi marcada pela baixa abstenção, segundo informou a corporação e a empresa responsável pelo certame, a AOCP. O comparecimento dos inscritos superou os 80% tanto para a disputa por uma vaga de oficial, como para a de soldados. Os gabaritos preliminares já foram divulgados.
- Clique para conferir o gabarito preliminar dos concursos: para soldado | para cadete.
As provas objetiva e dissertativa para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) aconteceram no período da manhã nas cidades de Palmas, Arraias, Araguatins, Gurupi, Araguaína. Participaram deste certame um total de 8.530 candidatos; 81,46% dos candidatos inscritos. O índice de abstenção foi de 18,56%, com a ausência de 1.944 candidatos.
Para o concurso que visa preencher vagas no Curso de Formação de Soldados (CFSD), ocorrido no período da tarde, foram 63.602 candidatos presentes, o que representa o total de 83,61% dos inscritos. O número de candidatos que não realizaram a prova foi de 12.451, representando 16,37%. As provas do CFSD aconteceram também nas cidades de Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Porto Nacional, Araguatins, Augustinópolis, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia, Gurupi, Alvorada e Formoso do Araguaia.
Para o representante da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP), Wesley Faria, os índices de abstenção são considerados baixos, se comparados à outros certame. Ele ressaltou ainda que tudo transcorreu como o planejado, sem grandes problemas.
Segundo a ACOP, houve poucas alterações, de praxe, como recolhimento de celulares e candidatos sem portar documento com foto. Os episódios não comprometeram o desenrolar do certame. Em Araguaína, na Faculdade Católica Dom Orione, a AOCP detectou localização de aparelho celular em um dos banheiros, o qual foi entregue por representantes da empresa na Delegacia de Polícia, em virtude do proprietário não ter sido localizado.
A Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança em todas as 17 cidades onde aconteceram as provas, tanto no período da manhã quanto a tarde, o que propiciou aos candidatos a realização das provas sem transtornos e com total segurança.
Para acompanhar de perto os trabalhos, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Edvan de Jesus Silva, acompanhado do chefe do Estado-Maior, coronel Marcelo Falcão Soares, visitou no período da manhã e tarde várias escolas da capital, a fim de verificar pessoalmente a primeira fase do concurso.
“Finalizamos a primeira etapa do concurso da Polícia Militar do Tocantins com a certeza de que tudo transcorreu dentro do esperado, não tivemos graves problemas nas cidades onde ocorreram as provas, assim como não foi registrada ocorrência de crime relacionada ao certame. O que reflete a seriedade e compromisso das instituições envolvidas”, destacou o comandante- geral. (Com informações da PM-TO)