Os secretários da Segurança Pública, Bruno Azevedo, e da Casa Civil. Deocleciano Gomes, receberam nesta sexta-feira, 24, representantes das categorias da Polícia Civil. Já é a segunda agenda entre as partes. A pauta do encontro foi o andamento do concurso público da Polícia Civil e a estruturação da Lei Orgânica no Tocantins.
CONSTRUÇÃO DE UM CONSENSO
O governo afirma que a iniciativa reflete o empenho em avançar na implementação de ações que beneficiem os servidores da categoria. “Está em construção um consenso entre o secretário [Bruno Azevedo] e os diversos representantes sindicais. Algumas pautas já estão aprovadas, como o concurso, que já está em andamento; a adequação da legislação, conforme a Lei Orgânica Nacional para agilizar o concurso; e outros pontos que foram levantados e que nós vamos avaliar”, pontuou Deocleciano Gomes.
PAUTAS SOBRE ORÇAMENTO EM DEBATE COM DEMAIS PASTAS
Bruno Azevedo evidenciou a importância do encontro. “Essa reunião foi extremamente produtiva, porque tratamos de pontos essenciais e buscamos um consenso com as categorias. O presidente do Sindiperito [Sindicato de Peritos Oficiais do Tocantins] esteve presente, assim como o representante do Sinpol [Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins], e o deputado Moisemar Marinho, para chegarmos a um acordo que permita a continuidade administrativa das principais demandas da segurança pública. Existem muitas pautas que dependem de orçamento, as quais serão alinhadas com as demais secretarias. Quanto às que não demandam orçamento, vamos continuar as reuniões para chegar a um consenso efetivo”, enfatizou o titular.
REPRESENTANTES SINDICAIS
O vice-presidente do Sinpol, Paulinho Sousa, pontuou, no encontro, a importância do alinhamento com o governo. “Apresentamos ao novo secretário as demandas já conhecidas dos policiais civis, como o concurso público; a criação do cargo de oficial investigador de polícia, que está em tramitação na Assembleia Legislativa; e outras pautas importantes para a segurança pública e a categoria. Nosso objetivo é fortalecer a segurança pública, promovendo união e eficiência no trabalho em prol da sociedade”, salientou.
PAUTAS COMUNS
O presidente do Sindiperito, Silvio Jaca, ressaltou que a maioria das pautas são comuns a todos os policiais civis. “A reunião foi bastante positiva. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, essas demandas terão andamento o mais breve possível, enquanto outras ainda serão discutidas para alinhamento entre as classes e o secretário. Esse primeiro encontro foi proveitoso e acreditamos que trará, em breve, benefícios para a população, a Secretaria da Segurança Pública e os servidores”, concluiu.