O Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (CDAPASL) empossou nesta segunda-feira, 1° de fevereiro, em reunião ordinária, dois novos membros da entidade, para o biênio 2021-2023. Representando o Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-4ª), foram empossadas Renata Acácio, como titular; e Angélica Beatriz, como suplente.
Os demais membros foram reconduzidos, uma vez que já faziam parte da entidade, sendo eles: Associação Água Doce, Investco S.A., Prefeitura de Tocantínia, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (Seduc), Ecoterra – Gestão de Áreas Verdes, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Prefeitura de Palmas, Prefeitura de Lajeado e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que já têm assentos no Conselho. A entidade é presidida pela servidora do Naturatins, Camila Muniz, supervisora da APA Serra do Lajeado.
Camilla Muniz explicou que a reunião de posse foi para formalizar a nova composição do CDAPASL, repassar seu estatuto e apresentar as principais questões que serão debatidas ao longo do biênio. Também foi apresentado, de maneira geral, um resumo dos estudos realizados pelo Grupo de Trabalho, que está finalizando a revisão do Plano de Manejo da APA Serra do Lajeado.
O Conselho tem como objetivo promover o gerenciamento participativo e integrado da APA Serra do Lajeado, tendo entre suas tantas atribuições, estabelecer normas de interesse da APA e acompanhar sua gestão; revisar, com acompanhamento técnico, seu Plano de Manejo; avaliar, opinar e ou aprovar planos, programas e projetos a serem implementados ou em execução na APA e a ela relacionados; além de propor, quando necessário, a elaboração e a implementação de planos emergenciais. (Da assessoria de imprensa)