O Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) aprovou em reunião realizada na quarta-feira, 30, a manutenção da tarifa do coletivo de Palmas em R$ 3,85. A proposta agora segue para a sanção da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que já sinalizou positivamente sobre os termos.
Ano atípico
O valor foi sugerido pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) após estudos técnicos apontarem que a tarifa não deveria sofrer alterações, já que 2020 foi bastante atípico por conta do surgimento da pandemia da Covid-19.
Manutenção vem com contrapartida
A manutenção do preço da passagem de ônibus vem com uma contrapartida da Prefeitura de Palmas, que irá subsidiar a recomposição do salário dos motoristas e trabalhadores do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Seturb). O Paço trabalhava com a possibilidade de reajustar a passagem em no máximo 4%, bem abaixo dos 79,5% pedidos pelas concessionárias via ação que teve pedido liminar negado pela Justiça.
Assista o programa Quadrilátero sobre o transporte coletivo com o presidente da Agência de Regulação de Palmas (ARP), Marcelo Wallace: