Para dar mais qualidade de estrutura e atendimento à população na rede básica de saúde, em 2022 a Prefeitura de Araguaína investiu R$ 2.304.638,94 em obras de reforma, ampliação e construção de novas unidades de saúde. Iniciativas que, segundo o presidente do CMS (Conselho Municipal de Saúde), Marques Elex, demonstram os avanços na área.
“A saúde em Araguaína tem dado saltos de qualidade. Ainda nos deparamos com algumas coisas que precisam de melhoria, pois há sempre algo a ser feito. Dentre os avanços obtidos destaca-se o tempo de resposta entre a consulta e a realização de exames, além da ampliação na rede de atenção básica”, explicou.
Dentre as diversas atribuições previstas na Lei Municipal de nº 2.738/11, o CMS é responsável por fiscalizar, deliberar e aprovar a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde e investimentos realizados com recursos do SUS. Com esse recurso aprovado, foram finalizadas as obras de cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde), localizadas no Jardim das Flores, Distrito Novo Horizonte, Bairro São João, Setor Tereza Hilário e Bairro de Fátima.
O Município entregou ainda novas estruturas de saúde especializadas, entre elas o Instituto de Prevenção, localizado na Vila Norte e conhecido como Clínica da Mulher, o PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
Entregas com acessibilidade
Tanto as obras entregues quanto as que estão em construção seguem um padrão para oferecer mais conforto e acessibilidade aos pacientes, desde a estrutura até o atendimento. “Nós cobramos piso tátil em todos os ambientes, intérprete de LIBRAS para melhor comunicação com pessoas com deficiência auditiva e rampas que não fiquem distantes da entrada principal, mas nela própria”, explicou o presidente do Conselho.
Mais obras de saúde na cidade
Neste ano, a Prefeitura de Araguaína irá finalizar duas novas UBS na Vila Azul e Setor Araguaína Sul 2, e reformar as UBS do Setor Couto Magalhães, Vila Aliança, Nova Araguaína, JK, Dr. José Rezende (Céu Azul) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, localizada no Setor Araguaína Sul.
Outras ações do CMS No relatório divulgado pelo Conselho Municipal de Saúde, a comissão de acompanhamento de contratos recomendou ao Pleno do CMS
a aprovação da liberação de mais 10 leitos clínicos para o tratamento de pessoas com covid-19, um projeto técnico para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o SAMU, além da atuação em planos de contingências e ações.
Já no início deste ano, a Prefeitura é parceira do evento organizado pelo CMS, a 9º Conferência Municipal de Saúde de Araguaína, que será gratuita e realizada nos dias 20 e 21 de janeiro (sexta e sábado), na Escola Estadual Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico. O evento tem como objetivo avaliar o atendimento à população, as estruturas, os serviços oferecidos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e sugerir melhorias. (Da assessoria de imprensa)