Estão abertas até sexta-feira, 10, as inscrições para a Oficina de Criatividade Sonora (OCRIS), projeto contemplado com R$ 30 mil pela Lei Paulo Gustavo para fomentar a troca de experiências entre os artistas em Palmas, Porto Nacional e Miracema do Tocantins. A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer um intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. A ação irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos, e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações.
DESDOBRAMENTO DE PROJETO DE EXTENSÃO
O projeto é um desdobramento e continuação das ações de extensão universitária desenvolvidas em Palmas, desde 2018, sob coordenação de Heitor Martins. Nos últimos anos, a Oficina de Criatividade Sonora consolidou-se como espaço de participação cultural em práticas e diálogos em criação sonora e musical colaborativa. A partir desse esforço coletivo, os participantes fizeram apresentações artísticas, podcast de experimentos sonoros, mini-recitais didáticos, trilhas sonoras de peças de teatro e curta-metragem. Com o fomento da LGP, foi possível expandir o alcance das ações, de forma a impactar três municípios no Tocantins.
CO-CRIAÇÃO
Para a proponente selecionada, Stella Antunes, as expectativas com o projeto são positivas. “Uma vez que a Oficina de Criatividade Sonora oportuniza vivências para a co-criação autoral, promovendo um intercâmbio entre músicos locais, ambientando novos espaços de troca de saberes artísticos”, disse.