Está disponível, no site da Controladoria-Geral do Tocantins (CGE-TO), mais uma versão do Tocantins Inteligência Artificial (TIA). O chatbot, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), está abrigado no site oficial do órgão e permite que os cidadãos tenham acesso facilitado às informações públicas permitindo, dessa forma, mais transparência.
Essa é a sexta pasta do Governo do Tocantins que recebe a TIA. Na CGE-TO, o projeto está dividido em três fases. A primeira, entregue nessa terça-feira, 13, e lançado na solenidade de abertura da II Semana da Controladoria, responderá, por meio de um bate-papo localizado no canto inferior direito do site, perguntas e dúvidas referentes ao Controle Interno, Corregedoria, Institucional, Transparência e Ouvidoria. Já a segunda, prevista para março de 2023, fará a incorporação ao Fala.BR- Plataforma Integrada de Ouvidoria de Acesso à Informação. Na última fase, até o final do segundo semestre, será feita a integração da TIA ao Whatsapp da Ouvidoria permitindo, assim, que a comunicação seja feita tanto por texto quanto por comando de voz.
“Depois de concluídas as duas fases do projeto, serão eliminadas as atividades de cadastramento, transcrição e recebimento, de forma manual, no Fala.BR. Na prática, a TIA receberá as manifestações e fará o seu lançamento direto no sistema do Fala.BR. Então, é uma inovação que o Governo do Tocantins tem trazido aos cidadãos e, à medida em que for sendo aperfeiçoada, mais funcionalidades serão liberadas”, destaca o presidente da ATI, Adams Cirino Gregório.
O gerente de Inovações Tecnológicas, Vagner Cassol, projeta a expectativa de que, futuramente, todos os órgãos do Governo sejam contemplados com a inteligência artificial. “Pretendemos em um futuro próximo integrar a inteligência artificial a todos os órgãos do Governo do Tocantins possibilitando que o cidadão tenha uma ferramenta eficiente para a resolução de problemas”, afirma.
O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, apresentou a ferramenta e destacou a importância da TIA. “Esse brilhante sistema amplia e moderniza o atendimento, diminuindo muitas etapas do processo de comunicação entre o órgão, usuários e usuárias, o que se reflete na melhoria dos serviços públicos, uma prioridade na gestão do governador Wanderlei Barbosa”, conclui o gestor. (Da assessoria de imprensa)