O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), recebeu nesta quarta-feira, 1º, representantes do Sistema Cooperativista, incluindo o OCB, Sescoop, Sicoob, Sicredi União e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). O encontro aconteceu no Palácio Araguaia.
PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES
O encontro debateu o fortalecimento do cooperativismo, a ampliação do acesso a crédito para pequenos e médios produtores e a construção de parcerias para o desenvolvimento regional. Estiveram presentes a superintendente do Sistema OCB, Maria José Oliveira; o presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes; o gerente regional de desenvolvimento da Sicredi União, Vanderson Fortuna; e o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.
ENTIDADES PRESENTES NA REUNIÃO
Laurez Moreira destacou o papel das entidades presentes na reunião. “Estamos muito bem representados pelo presidente Ricardo Khouri, pela superintendente Maria José Oliveira, por Gilberto Moraes, do Sicoob; e Vanderson Fortuna, do Sicredi. São lideranças que dignificam o cooperativismo e fazem dele uma ferramenta de transformação para o Tocantins”, ressaltou.
CONDIÇÕES DE COMPETITIVIDADE
O governador em exercício defendeu a verticalização da produção e a criação de condições de competitividade para pequenos e médios produtores. “Sou uma pessoa muito preocupada em garantir que o maior número de pessoas participe do desenvolvimento do nosso Estado. O sistema cooperativista é o melhor instrumento que temos, pois agrega valores, cria escala na compra de insumos, na venda da produção e, o mais importante, gera marca para o pequeno. Precisamos fortalecer o médio e o pequeno produtor tocantinense, para que tenham a mesma competitividade do grande. E o caminho mais eficaz para isso é, sem dúvida, o cooperativismo”, afirmou.
CADEIAS PRODUTIVAS
Durante a reunião, a superintendente Maria José Oliveira apresentou um portfólio de soluções do Sistema OCB, que contempla ações de qualificação, educação, fomento a novas cooperativas, apoio em processos de gestão, acesso a mercados e desenvolvimento de cadeias produtivas. Ela destacou ainda a necessidade de ampliar os recursos destinados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) às cooperativas de crédito, atualmente limitados a 10%. “Nosso objetivo é mostrar que as cooperativas têm capilaridade, chegam aos mini e pequenos produtores e têm plena capacidade de distribuir de forma eficiente esses recursos. Queremos caminhar juntos, porque nosso propósito é o mesmo do governo: construir um Tocantins mais justo, próspero e cooperativo”, argumentou.
APOIO INSTITUCIONAL
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, reforçou a importância do diálogo com o governo do Tocantins. “Esse apoio institucional é fundamental para fortalecer o cooperativismo e ampliar o alcance das nossas ações”, declarou.
IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO
O governador reafirmou o compromisso com o cooperativismo como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento do Tocantins. “Acredito no cooperativismo como chave para um estado mais forte e inclusivo. Vamos atuar juntos para viabilizar e verticalizar a produção, garantindo escala, competitividade e oportunidades para quem mais precisa”, finalizou Laurez Moreira.