Iniciada em janeiro com a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Resguardo foi finalizada no Tocantins. Ao todo, foram presos 53 agressores, 33 deles em flagrante. Com as ações realizadas na segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o Estado conclui 404 inquéritos e instaurou mais 216; realizou 1.058 diligências; atendeu 526 vítimas mulheres vítimas de violência; lavrou 10 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs); apreendeu oito armas; apurou sete denúncias e expediu 184 medidas protetivas ao Poder Judiciário.
Mês da Mulher
Outras ações têm sido realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e pela Polícia Civil do Tocantins para celebrar o mês da mulher. Além da Operação Resguardo, delegadas de polícia civil têm participado de discussões e concedido entrevistas para falar sobre a violência doméstica.
Problema que atinge todo o Brasil
Presidente do Colégio de Nacional Secretários de Segurança Pública (Consesp) e titular da pasta tocantinense, Cristiano Barbosa Sampaio participou em Brasília (DF) da apresentação dos resultados da Operação Resguardo. Em suas considerações, o gestor destacou a importância desse tipo de operação, especialmente pela maneira sistematizada em que acontece em todo o Brasil, uma vez que trata-se de um problema que atinge todos os Estados. (Com informações da SSP)