O coronel Carlos Eduardo de Souza Farias assumiu o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) no lugar do coronel Reginaldo Leandro da Silva em solenidade realizada nesta quinta-feira, 14, com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido).
Exercer com qualidade a missão
Na ocasião, o novo comandante-geral dos Bombeiros afirmou que vai dar continuidade ao processo de fortalecimento da corporação. “O Estado do Tocantins pode continuar contando comigo nessa nova função. Estou imensamente feliz pela oportunidade e por chegar a este ponto de coroamento da minha carreira. Também gostaria de continuar contando com o apoio de todos, da tropa, dos nossos deputados, dos colegas de governo para que seja possível exercer com qualidade nossa missão de atender bem a sociedade”, disse em discurso o coronel Carlos Farias.
Troca de comando é natural
Wanderlei Barbosa comentou sobre a sucessão. “Esta troca de comando é uma ocorrência natural do serviço público e é muito importante para que haja oxigenação, para que fortaleçam os serviços e permitam oportunidade a outras pessoas. Agradeço ao coronel Leandro pelo trabalho até aqui. Ele ainda tem muito a contribuir com o Estado. Ao coronel Farias, desejo boa sorte e mais sucesso ainda. Em nome do governador Carlesse, nosso muito obrigado aos dois oficiais pela doação, pelo comprometimento e por prezar por uma tropa pacificada. Tenho certeza de que a Corporação será ainda mais fortalecida”, afirmou o vice-governador.
Agradecimentos do antecessor
Antecessor de Carlos Farias, o coronel Reginaldo Leandro, que foi para a reserva, aproveitou a troca de comando para falar das ações realizadas à frente da gestão. “Tivemos a oportunidade de concretizar grandes coisas dentro da corporação e por isso agradeço ao governador Mauro Carlesse pela confiança que depositou em mim, aos órgãos de segurança pública que sempre foram parceiros, às bancadas federal e estadual pelo apoio inédito que recebemos e, especialmente, à tropa. Agradeço, individualmente, a todos os militares que atuam na linha de frente e digo que o coronel Farias tem muita competência e muito comprometimento para assumir este comando”, destacou.
Perfil
Carlos Eduardo de Souza Farias nasceu no dia 22 de junho de 1977. É natural de João Pessoa, na Paraíba, e a data de inclusão no CMTO é o dia 31 de janeiro de 1998. O novo comandante é graduado em Engenharia de Incêndio (ABM DF/UNB 2000), com pós-graduação lato sensu em Gestão de Serviços de Bombeiro (Unisul 2007). Além disto, fez o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar 2001 e o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec 2009), e uma série de outras na área militar e de segurança pública.