Os municípios do Tocantins se organizam para retomar as aulas. Araguaína, Gurupi e Paraíso retomam em fevereiro, Palmas deixou para março e Porto Nacional ainda não decidiu. Na Capital estava previsto para o dia 1º de fevereiro, mas a secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, anunciou em reunião na terça-feira, 19, que o retorno das aulas na rede municipal deve acontecer no dia 1° de março.
Em razão do cenário epidemiológico
Conforme a prefeitura, a equipe gestora decidiu reformular alguns pontos do plano de ação para retomada das atividades escolares. Assim, a prefeitura e explicou que a decisão ocorreu em razão do atual cenário epidemiológico da Covid-19 em Palmas, com as taxas de novos casos e de ocupação hospitalar em alta desde o final do ano.
Atividades presenciais híbridas
De acordo com a prefeitura, com a reformulação, o plano passa a prever que o retorno às atividades presenciais híbridas iniciará com o atendimento semanal de 50% dos alunos matriculados em cada unidade escolar, divididos em grupos, ao invés dos 25% diários previstos anteriormente. A retomada, ressaltou o município, continua atrelada ao cenário epidemiológico e à aprovação dos órgãos de saúde. O retorno híbrido é facultativo e cabe aos pais ou responsáveis decidirem o modelo de retomada das atividades, mediante assinatura de documento na unidade educacional à qual o aluno pertence, dando ciência de todo processo educacional.
Prefeitura se diz preparada
Araguaína encerrou o período de matrículas na sexta-feira, 22. Segundo a secretária municipal da Educação, Elizangela Moura, a prefeitura já está preparada para o retorno às aulas nos mesmos critérios de segurança criados no ano passado. “No final de 2020, as turmas eram divididas em dois grupos sendo que cada grupo participava das aulas presenciais em uma semana. Na semana que os alunos ficavam em casa, faziam as atividades impressas em forma de apostilas”, explicou.
Em 8 de fevereiro
As aulas referentes ao primeiro semestre de 2021 estão previstas para ser iniciadas no dia 8 de fevereiro, com retorno progressivo das atividades presenciais. Para este ano, a previsão é de mais de 22 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, sendo mais de 600 na zona rural. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, Araguaína foi um dos poucos municípios do País a alcançar a totalidade de horas aula estabelecidas pelo MEC em 2020.
Protocolo de prevenção
Segundo o protocolo de normas sanitárias e distanciamento social, entre as regras de prevenção estão respeitar a demarcação de 1,5 metro no espaço na entrada da instituição, banheiros, carteiras e bebedouros, e uso obrigatório de máscaras. Os alunos terão a temperatura corporal aferida na entrada da unidade e os que apresentarem mais de 37,5º deverão ser encaminhados de volta à residência para que a família procure assistência médica. Também não será permitida a permanência de crianças e adultos com sintomas gripais.
Formato remoto
Em Gurupi, o retorno das aulas também está marcado para 8 de fevereiro, ainda em formato remoto, como ocorreu no segundo semestre do ano passado. Conforme a prefeitura, um planejamento estratégico já foi traçado pela Secretaria de Educação para o retorno presencial, o que depende da deliberação do Comitê Gestor de Prevenção à doença no município.