O Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) realizou na tarde de sexta-feira, 25, a revisão do protocolo do fogo, definiu novas metas e adequou os compromissos para 2023 e 2024. Uma balanço das atividades deste ano também foi apresentado na ocasião.
BALANÇO
Em 2022, a Defesa Civil atendeu 151 ocorrências e atuou no combate a 122 focos de calor e após o início das chuvas já foram plantadas 114 mudas de árvores nativas, para recuperação das áreas atingidas por incêndios, no período das queimadas. No âmbito da educação ambiental, 25 propriedades urbanas e 461 unidades rurais foram visitadas por equipes de conscientização da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Um total de 11 escolas – universo de 1,2 mil alunos – também receberam orientação.
REVISÃO
Em relação à revisão do protocolo do fogo, uma das definições foram que as ações do Comitê devem ser definidas como gestão, para que não sofram descontinuidade, em especial no que diz respeito aos trabalhos de sensibilização da comunidade sobre a prática de queimadas e prevenção de incêndios, tanto em área urbana, quanto rural. A revisão e atualização do Protocolo do Fogo foi baseada no balanço apresentado pelo PrevIncêndio.