Na segunda audiência pública para discutir a criminalidade no campo na região central do Estado, nessa terça-feira, 25, ficou definido que a Secretaria Estadual da Segurança Pública vai disponibilizar a Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic) para a investigação dos crimes na zona rural, até que seja regulamentada e implantada uma delegacia especializada para os delitos rurais. “Também vamos intensificar o sobrevoo da região com aeronave, coibindo e inibindo os criminosos, com a presença de um importante equipamento de segurança”, garantiu o secretário de Segurança Pública Wlademir Costa.
Policiamento ostensivo
O chefe do Estado Maior, coronel da PM Marizon Mendes, assegurou que as ações serão intensificadas. “Como medida imediata, vamos executar operações de policiamento ostensivo, começando pelo município de Porto Nacional. Pretendemos, nessa região, também fazer um levantamento e cadastramento das propriedades rurais, criando uma rede de comunicação em combate à criminalidade no campo”, disse.
Apoio ao homem do campo
Segundo ele, ainda foi iniciado o planejamento para apresentar à SSP e, juntos, de forma imediata, serão efetivadas ações de segurança aos agropecuaristas. “Paralelo a isso, vamos dar andamento a um programa de apoio ao homem do campo em todo o Estado”, garantiu o coronel.
Primeira reunião
A primeira reunião sobre o tema ocorreu no dia 18 em Porto Nacional, numa iniciativa de produtores rurais e empresários, com a presença do secretário Wlademir Oliveira, e do chefe do Estado Maior, Marizon Mendes Marques, que representou o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Júlio Manoel da Silva Neto.