O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO) realiza nesta terça-feira, 20, o I Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais, no auditório Gardênia, no Girassol Plaza Hotel. O evento é umas das medidas estratégicas tomadas pelo sindicato para capacitar os delegados para atuarem durante as eleições deste ano.
O presidente do Sindepol/TO, delegado Mozart Felix, explica que a realização do seminário é de suma importância para a segurança das eleições. “Os delegados serão capacitados e atualizados sobre os crimes eleitorais que mais são cometidos, como compra de votos, boca de urna, uso de título de eleitor falso, e transporte ilegal de eleitores no dia da votação. A capacitação também servirá para que os delegados sejam agentes conscientizadores da população”, ressalta.
O evento contará com três palestras sobre temas pertinentes às eleições. Fernando Mello, juiz auxiliar da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai esclarecer sobre o Abuso de Poder Econômico e Político no Processo Eleitoral; o diretor do Centro de Estudos de Investigação Criminal (CEICRIM), Célio Jacinto dos Santos, vai explanar sobre o Sistema de Persecução Criminal Eleitoral; e o delegado da Polícia Federal no Tocantins (PF/TO), Joaquim Nivaldo de Macedo, abordará o tema: Investigação de Crimes Eleitorais.
Abuso do poder econômico
Os delegados serão preparados para investigar possíveis abusos do poder econômico que possam ocorrer durante as Eleições 2018. O abuso do poder econômico caracteriza-se como um crime, onde um candidato, partido ou coligação utiliza recursos financeiros ou patrimoniais de forma excessiva para se beneficiar, afligindo a normalidade e a legitimidade do pleito
Delegados
O Estado do Tocantins conta hoje com 220 unidades operacionais da Polícia Civil, estando 178 delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios. Atualmente o Sindepol/TO têm 170 delegados filiados entre aposentados e na ativa, e grande parte deve participar deste seminário onde serão capacitados para manter a segurança das 35 Zonas Eleitorais no Estado. (Com informações da Ascom do Sindepol)