Acontece nesta terça-feira, 24, a partir das 8h30, no Fórum de Gurupi, a sessão do Tribunal do Júri em que irá a julgamento o réu Fábio Pisoni, pelo homicídio do estudante universitário Vinícius Duarte de Oliveira e pela tentativa de homicídio do também estudante Leonardo Veloso Melo.
A sessão plenária do júri já sofreu cinco adiamentos anteriores, o que foi considerado pela Promotoria de Justiça como uso sucessivo de manobras, por parte da defesa, para retardar e dificultar o julgamento, visto que a pronúncia do réu foi realizada ainda em fevereiro de 2013.
Os crimes ocorreram há dez anos, em dezembro de 2007, na cidade de Gurupi. Segundo a denúncia criminal, Fábio efetuou vários disparos de arma de fogo contra o carro em movimento no qual estavam as duas vítimas e outras pessoas. O motivo teria sido uma discussão iniciada em uma festa.
A vítima Vinícius Duarte de Oliveira tinha 21 anos e foi atingida por dois tiros, sendo um deles no coração, e não resistiu aos ferimentos. Já a vítima Leonardo Veloso Melo sofreu lesões na cabeça mas recuperou-se.
O réu é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) pela prática de homicídio triplamente qualificado, por tentativa de homicídio triplamente qualificado e por porte ilegal de arma de fogo. As qualificadoras para os crimes consistem em motivação fútil, no uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e na exposição a riscos de outras pessoas que se encontravam no veículo que foi alvejado e na via pública onde ocorreram os disparos.
Representarão o MPE na acusação do réu a promotora de Justiça Ana Lúcia Gomes Vanderley Bernardes e o Promotor de Justiça Benedicto de Oliveira Guedes Neto. (Com informações da ascom do MPE/TO)