Juanor da Fonseca Ribeiro tem 54 anos, é motorista profissional e há mais de uma década esteve à frente da Gerência Operacional de Limpeza Urbana de Palmas, emprego que deixou no final do ano passado para se candidatar a vereador da capital nas eleições de novembro. Não conseguiu se eleger, mas surpreendeu pela quantidade de votos que conquistou. “Valeu a experiência”, diz ele.
Casado e pai de dois filhos, o ex-aluno da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria – SESI Tocantins, que concluiu o Ensino Médio por meio da modalidade em 2019, conta como surgiu a oportunidade de voltar a estudar. “Eu sempre quis terminar o Ensino Médio, mas não tinha tempo nem condições de pagar, e vi no SESI a grande oportunidade que nunca tive. E quando o pessoal do SESI apareceu na empresa falando da modalidade, que é EAD (Educação a Distância) e só uma vez presencial, pensei rápido e disse: a única chance que tenho de terminar meus estudos é agora. Então, abracei essa oportunidade com todas as forças e, graças a Deus, consegui concluir. Pra mim foi ótimo, estou muito feliz com isso”, relata.
O ex-aluno da Nova EJA do SESI, Juanor Ribeiro, revela que ficou 30 anos parado, sem estudar, e por isso quando voltou aproveitou o máximo que podia. “Pra mim foi tudo perfeito, os professores são ótimos, dedicados, e me ajudaram muito. Hoje posso dizer em bom som que tenho o Ensino Médio completo, e que estou livre para prestar vestibular e fazer um curso superior na área ambiental. E é exatamente isso que vou fazer, esse será o meu próximo passo”, destaca.
Ribeiro explica porque é mais difícil para pessoas como ele voltar a estudar. “A gente trabalha o dia todo, as vezes fora do horário, principalmente motorista, que é o meu caso, mas a gente precisa e deve tirar um tempinho pra fazer a EJA. É EAD, e só um dia da semana presencial, dá pra concluir. Por isso, insisto com meus amigos: vão lá, procurem o SESI que vocês serão bem atendidos, os professores são excelentes, preparados, muitas matérias boas e eles estão lá para ensinar”.
Para quem parou de estudar, mas que pretende poder um dia voltar, ele mostra o caminho mais fácil para chegar lá. “A gente precisa de uma oportunidade, como a que eu tive. Por isso, sempre que encontro alguns amigos que fizeram comigo até o 8º, 9º ano (do Ensino Médio) e também não concluíram, digo a eles para procurar o SESI, como eu procurei, fui bem atendido, e consegui concluir”, afirma o ex-aluno da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Tocantins. (Da assessoria de imprensa SESI)