Neste 4 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Câncer. A iniciativa é organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data serve para dar visibilidade ao problema e, assim, despertar para a conscientização, educação, prevenção e controle da doença, cujo o termo (Câncer) é utilizado para classificar mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que apresentam um crescimento descontrolado de células.
O câncer de mama é um dos mais incidentes em mulheres de todas as regiões, exceto nos estados da região norte, onde os prevalecem casos de câncer do colo uterino. Dentre os homens, o câncer de próstata é o que acomete a população masculina tocantinense.
Diagnóstico precoce
“O câncer e seus diferentes tipos não apresentam um mesmo padrão quanto ao surgimento, evolução e sintomas da doença, isso porque cada tumor possui características próprias”, observa o médico oncologista, Dr Ricardo Rodrigues. Por esse comportamento diferente, a comunidade médica e científica está sempre alertando para diagnóstico precoce. “Essa é a única forma de garantir um tratamento com sucesso de cura”, lembra Rodrigues. Ele lembra que, seguir algumas normas e dicas de saúde destinadas aos mais diversos grupos, pode ajudar no diagnóstico.
Por recomendação do Ministério da Saúde, homens de 45 anos (com fatores de risco) e 50 anos (sem estes fatores), devem ir ao médico urologista para realização de exames. Já as mulheres, em especial sobre o câncer de mama e o de colo do útero, algumas alterações iniciais podem ser identificadas em exames preventivos. No de mama, é possível fazer o autoexame, conhecido como toque e o de mamografia. Deve-se observar sintomas como nódulos na região da mama, pele avermelhada e retraída, cujo aspecto é o de uma casca de laranja. Já no de colo do útero, o exame periódico conhecido como Papanicolau auxilia na detecção precoce e pode significar a cura total da doença.
Busque sempre informações e tenha atenção às alterações do seu corpo. Hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada, controle no consumo de alimentos naturais, bem como evitar enlatados e processados, praticar atividade física com frequência, são cuidados que auxiliam na saúde como um todo.
Dr Ricardo Rodrigues – CRM 1589 – RQE 673/67
cirurgião oncológico no Hospital Medical Santa Thereza, criador de conteúdo sobre saúde oncológica no Saúdeonco (instagram), perfil dedicado à informação, orientação personalizada sobre prevenção, diagnóstico e defesa de direitos ao paciente em tratamento de câncer. (Da assessoria de imprensa)