No governo do Tocantins, todos estranharam o fato de a Prefeitura de Palmas, pela primeira vez nos últimos, não ter contratado brigadistas para combater os focos de queimadas. O vereador Milton Neris (Progressistas) levou o caso à tribuna na quinta-feira, 29, e disse que dados dos Bombeiros mostram que o número de focos nos arredores da Capital aumentou 60%.
Pelo menos 30 brigadistas
Em média 30 brigadistas foram contratados nos anos anteriores para auxiliar Bombeiros e órgãos de defesa do meio ambiente.
Emperrou
A Coluna do CT apurou que um processo para contratação dos profissionais foi aberto pelo município, passou normalmente pelas áreas técnicas, mas teria emperrado no gabinete da prefeita.
Pauta nacional e internacional
A falta de homens do município para contribuir no combate às queimadas preocupa, uma vez que a questão das queimadas na região amazônica — e o Tocantins integra a Amazonia Legal —, além de ser um sério problema, está na pauta nacional e internacional.
Em fase final de análise
Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que o processo de contratação dos brigadistas está em fase final de análise. “A previsão é que até o final de semana os contratos começam a ser assinados”, afirma o Paço.
Assista o discurso de Milton Neris na Câmara, na quinta-feira:
- Matéria atualizada às 10h21